A iniciativa “Jovens Gráficos – Imprimir Tem Poder”, promovida pela APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, da Embalagem e da Comunicação Digital e pela Pixelpower, acaba de revelar os vencedores da sua primeira edição, integrada nos PAPIES 2025, o maior concurso nacional dedicado às artes gráficas.
Renata Madureira da Silva, a estudante vencedora, e Lopes de Castro, presidente da APIGRAF
Lançada em julho, esta nova categoria foi criada com um propósito claro: aproximar os jovens do ensino secundário do universo da comunicação gráfica, convidando-os a refletir sobre o papel transformador da impressão no mundo contemporâneo. Sob o tema “Imprimir Tem Poder”, dezenas de estudantes de todo o país aceitaram o desafio de conceber um poster em formato A4, explorando o impacto criativo, social e cultural da impressão.
A organização sublinha que esta iniciativa pretende criar pontes entre as novas gerações e a indústria gráfica, despertando curiosidade, competências e novas vocações num setor em transformação contínua. A APIGRAF e a Pixelpower congratulam todos os participantes pela dedicação demonstrada.
Renata Madureira da Silva
Escola Artística e Profissional Árvore
O trabalho vencedor será produzido profissionalmente por uma empresa gráfica associada da APIGRAF e publicado como encarte especial nas revistas doPAPEL e T&G.

Gonçalo Moreira Soares
Um projeto que celebra a pluralidade de ideias e culturas, representada através da impressão como elemento unificador e veículo de comunicação universal.
Mariana Ribeiro Sousa
Uma abordagem simbólica, que coloca o papel como veículo importante de influência







Ler mais: Renata Madureira da Silva vence primeira edição do concurso “Jovens Gráficos”
|
||
|
Miguel Sanches é licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas, pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). Em 1999, iniciou o seu percurso profissional no setor da indústria gráfica, nomeadamente nas áreas da orçamentação, gestão da produção, formação e vendas. |
||
|
|
||
|