|

Diogo Sousa Martinho é licenciado em Design e Produção Gráfica pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, com especialização na Universidade de Tajamar, em Madrid, na área de Impressão Offset e mestre em Gestão e Sistemas de E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.
Com uma carreira de mais de 27 anos no Ensino Profissional, especialmente na área do Design e Comunicação, Diogo Sousa Martinho desempenha atualmente funções de coordenador de curso na Escola Profissional Val do Rio, em Oeiras. Assume também as responsabilidades de Diretor de Turma e Coordenador de Curso dos três anos, além de ser encarregado pelas Formações em Contexto de Trabalho (FCT) dos alunos de Design Gráfico.
Ao longo de quase três décadas dedicadas ao ensino profissional, Diogo Sousa Martinho tem promovido visitas e estabelecido contatos permanentes entre os seus alunos e o tecido empresarial das indústrias gráficas e tecnológicas. Esta abordagem visa motivar os estudantes para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que estabelece ligações entre os conteúdos lecionados em sala de aula e as exigências do quotidiano laboral.
|
|
|
|

Miguel Sanches é licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas, pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). Em 1999, iniciou o seu percurso profissional no setor da indústria gráfica, nomeadamente nas áreas da orçamentação, gestão da produção, formação e vendas.
Atualmente é Professor Adjunto da Área Departamental de Design, Artes e Comunicação, no Instituto Politécnico de Tomar, onde leciona diversas unidades curriculares ligadas à produção gráfica como Impressão Offset e Arte-final. É atualmente membro dos centros de investigação CIAUD da FAUL e TGRAF do ISEC Lisboa.
Participa regularmente como orador em eventos técnicos e científicos sobre design e produção gráfica.
|
|
|
Pedro Bastos é um empresário com mais de duas décadas de experiência no sector das artes gráficas e da impressão de alto valor acrescentado. Foi o principal impulsionador do Estúdio Gráfico 21 – Artes Gráficas, empresa reconhecida pela aposta em acabamentos premium e pela introdução em Portugal da estampagem a frio em linha, tecnologia que posicionou a empresa entre as referências ibéricas em impressão de luxo e embalagem. Sob a sua liderança, o Estúdio Gráfico 21 desenvolveu projectos de elevada exigência técnica e alcançou distinções internacionais, consolidando um percurso marcado pela inovação e especialização. Paralelamente, Pedro Bastos integrou os órgãos sociais da APIGRAF, onde desempenhou funções como Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Região Sul e Ilhas. Em 2022, decidiu enveredar por uma nova etapa profissional, terminando um ciclo enquanto proprietário e gestor no sector gráfico.
|
|
Rui Sebrosa tem um bacharelato em Tecnologia e Artes Gráficas pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar, é licenciado em Gestão, mestre em Engenharia Industrial e especialista em Audiovisuais e Produção dos Media.
O seu percurso começou na Moore Portuguesa, onde foi responsável pela compra de produtos gráficos no mercado internacional. Passou depois pela Sociedade Tipográfica, como orçamentista de trabalhos gráficos para impressão offset folha-a-folha e rotativa offset.
Foi docente no Mestrado em Design Editorial do Instituto Politécnico de Tomar e no Mestrado em Tecnologias Gráficas do Instituto Superior de Educação e Ciências.
É o fundador e webmaster do Portal das Artes Gráficas e Diretor e Vogal do Conselho de Administração da Editorial do Ministério da Educação e Ciência, sendo responsável pelas áreas de Pré-impressão, Impressão, Acabamento e Expedição.
|
|