Regulamento

  1. O concurso Papies 2020 tem como objetivo premiar os melhores trabalhos gráficos produzidos em Portugal. A entidade promotora é a Pixelpower, editora das revistas doPAPEL e PACKAGING.
  2. Podem ser apresentados a concurso os trabalhos gráficos que tenham sido produzidos por empresas portuguesas ou, quando de capital estrangeiro, com sede, delegação ou filial em território nacional, entre 15 de abril de 2019 e 31 de maio de 2020.

  3. O mesmo trabalho pode ser apresentado a concurso pelas várias entidades participantes na sua produção e desenvolvimento, nomeadamente pelo cliente final, por designers, agências de design, marketing ou publicidade, gráficas, ateliers de design, empresas de acabamentos e editoras.
  4. Em caso de dúvida, e para prova do disposto no número anterior, a entidade promotora do concurso pode exigir, ao proponente, prova do facto, nomeadamente cópia da adjudicação, guia de produção, de expedição ou de transporte do trabalho.
  5. São aceites a concurso os trabalhos das seguintes formas:

POR CTT: até ao dia 19 de junho de 2020, com envio para a seguinte morada:

PAPIES 2020 - A/C: Alice Machado / Susana Santos

Rua D. Pedro IV, Nº28, R/C-D 2745-200 Queluz

POR TRANSPORTADORA OU PRESENCIALMENTE: entre os dias 22 e 26 de junho de 2020, na seguinte localização e horário:

Alice Machado (910514378) / Susana Santos (910514379)

Praceta Marquês do Alegrete, Torre 1 – 2.ºD

2660-211 Santo António dos Cavaleiros

Horário: 10h00 – 12h30 / 14h00-17h00

(deverá ser confirmada a entrega por telefone através dos contactos acima mencionados)

  1. Quando expedidos por correio, os trabalhos deverão ser enviados mediante meio idóneo, correndo o seu extravio por conta e risco do proponente.
  2. Cada trabalho pode concorrer apenas a uma categoria, havendo um limite de entrega de cinco trabalhos por cada categoria.
  3. Cada exemplar deve ser acompanhado da respetiva ficha de inscrição devidamente preenchida.

PRÉMIOS E JÚRI

  1. Os trabalhos serão exibidos publicamente numa gala que irá decorrer no Casino da Figueira da Foz, a 18 de setembro de 2020. Vão ser atribuídos diplomas, em cada categoria, com a menção do título do trabalho distinguido e a menção da entidade ou profissional que o propôs a concurso.
  2. O Júri pode, igualmente, deliberar sobre a atribuição de grandes prémios e/ou menções honrosas em cada categoria ou, na ausência de qualidade do trabalho, não atribuir prémio.
  3. O Júri é constituído por profissionais ligados ao mundo da comunicação gráfica, sem ligação a empresas fornecedoras das indústrias gráficas, patrocinadores ou entidades que concorrem aos Papies.
  4. O júri analisa os trabalhos em avaliação “cega”, não conhecendo a origem dos trabalhos.
  5. Da decisão do júri não cabe recurso.

DEVOLUÇÃO DE TRABALHOS

  1. Se o proponente pretender a devolução de algum trabalho submetido a concurso, a opção deve ser assinalada no espaço para o efeito na ficha de inscrição.

  2. Os trabalhos devem ser recolhidos entre os dias 5 e 9 de outubro, devendo o dia e morada da recolha ser combinado previamente com Alice Machado (910514378) ou Susana Santos (910514379).
  3. Caso o concorrente pretenda a devolução, por correio ou empresa transportadora, deverá assegurar o pagamento dos respetivos portes e/ou serviços.
  4. Caso o concorrente não manifeste, na ficha de inscrição, o desejo de obter a devolução dos respetivos trabalhos apresentados a concurso, os mesmos serão reciclados ou utilizados para expor a qualidade dos trabalhos gráficos nacionais em eventos específicos em que participem as revistas doPAPEL ou PACKAGING.

EXCLUSÃO DE TRABALHOS

  1. A Pixelpower pode rejeitar o (s) trabalho (s) apresentados, e dessa decisão não cabe recurso, nos seguintes casos:
  • O trabalho não é acompanhado da ficha de inscrição;
  • A ficha não se encontra devidamente preenchida com os detalhes técnicos que se destinam a auxiliar o júri na tomada de decisão;
  • Os trabalhos não tenham sido elaborados no período mencionado no regulamento;
  • Os trabalhos não se encontram inscritos na categoria adequada;
  • Os trabalhos estão em estado de degradação.

REGRAS RELACIONADAS COM CATEGORIAS ESPECÍFICAS

IMPRESSÃO DIGITAL DE GRANDES FORMATOS, DISPLAYS DE PONTO DE VENDA e IMPRESSÃO 3D 

  1. Dada a impossibilidade de, por vezes,  apresentar ao Júri, os trabalhos em formato físico, devido a limitações relacionadas com as dimensões, tempo ou locais de aplicação, serão aceites imagens com resolução e qualidade suficientes, que permitam avaliar a qualidade da aplicação e o seu efeito final.
  2. Devem ser enumerados os aspetos técnicos da produção.
  3. As imagens devem ser enviadas em formato digital, numeradas pela ordem de apresentação, sem qualquer referência à empresa que apresenta o trabalho a concurso. Caso as existam, serão retiradas por meio de manipulação digital de imagem ou, na impossibilidade disso, será recusado o trabalho a concurso.

EMPRESA GRÁFICA DO ANO / PERSONALIDADE GRÁFICA DO ANO

  1. Para estas categorias, a Pixelpower irá consultar o mercado e criar uma shortlist que será colocada a votação entre os dias 29 de junho de 2020 e 3 de julho de 2020.

  2. Caso pretenda sugerir um nome de uma personalidade ou empresa da área gráfica que se tenha destacado em 2019, poderá indicar o nome e respetivo motivo através de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , indicando sempre o seguinte assunto: “Empresa / Personalidade Gráfica do Ano”.
  3. O prazo para sugestões termina no dia 26 de junho de 2020.
  4. A votação irá decorrer por correio eletrónico, para o endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..