LidergrafA Lidergraf é uma gráfica comercial com sede em Vila do Conde. Foi criada há 26 anos como parte integrante do Grupo Sonae e a sua evolução caracteriza-se por um crescimento sustentado. Relativamente ao ano de 2019, entrou em vigor um novo plano estratégico, que tem como principal orientação a internacionalização da atividade comercial. O ano ficou também marcado pelo 30º lugar alcançado no Índice de Excelência Global, um estudo realizado por entidades independentes e publicado pela Executive Digest e Human Resources Portugal. A subida de 10 posições no ranking, onde concorre com empresas de sectores mais atrativos do ponto de vista laboral (tecnológicas, finanças, consultoria, farmacêuticas, etc.), é entendido pela empresa como um bom resultado, com trabalho ainda em curso, e muito ainda para fazer.

Por último, e no que se refere a macro números, a Lidergraf encerrou o ano de 2019 com 21 milhões de euros em vendas, e resultados antes de impostos acima dos 900 mil euros. De acordo com a empresa, os números reproduzem uma quebra significativa na área de folhetos de mass-market, não integralmente compensado pelo crescimento em outros segmentos. A situação patrimonial é, contudo, excelente, com uma autonomia financeira a chegar perto dos 60%.

No caminho percorrido até agora, e de acordo com a empresa, destacam-se três momentos chave. Em 2001 entrou no segmento de grandes tiragens com a introdução de máquinas rotativas. Em 2007 reforçou essa presença com um investimento de 24 milhões de euros. Em 2011 lançou-se no mercado com a criação de uma nova estrutura de vendas e a deslocação da direção comercial para Lisboa, facto que contribuiu para desvanecer a condição de gráfica do Grupo Sonae, cujo peso representa hoje um quarto do negócio atual.

Simultaneamente, o tema da sustentabilidade esteve sempre presente ao longo de estes anos. O sistema de gestão ambiental está certificado desde 2006 pela norma ISO 14001, é membro direto do BCSD (Business Council for Sustainable Development) e foi a primeira gráfica Portuguesa a aderir às cadeias de custódia do FSC e do PEFC. Atualmente trabalha na certificação Ecolabel. Mantém uma interação próxima com a associação europeia Intergraf, entidade com quem tem colaborado diretamente nos últimos anos em temas relacionados com a regulamentação europeia do setor.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.